A maior preocupação dos profissionais de saúde em relação à Covid-19 é trabalhar com a prevenção do contágio, especialmente em pessoas que fazem parte do grupo de risco, como é o caso dos idosos. Não pegar a doença é o principal objetivo.
Na Lumina Residencial Sênior, nós também estamos nos empenhando muito para evitar que nossos residentes sejam contaminados. Por isso, todos os idosos foram vacinados, assim como os profissionais de saúde. Na casa de repouso, nós também adotamos uma série de protocolos muito rigorosos para a proteção contra o coronavírus.
Os riscos da Covid-19
Infelizmente, sabemos que não são todos que conseguem escapar da Covid-19, uma doença para a qual 70% das vítimas possuem mais de 60 anos. Ou seja, as principais vítimas são idosas, segundo dados dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde.
Não se sabe ao certo o número de idosos que foram contaminados, internados e que, atualmente, lidam com as sequelas deixadas pela doença ou pelos dias de tratamento na UTI. Embora sejam sobreviventes e isso deva ser muito comemorado por todos, suas rotinas já não são mais as mesmas.
Além da própria Covid, que pode deixar uma série de sequelas que precisam de tratamento, a longa internação hospitalar, principalmente em CTIs e UTIs, costuma ser muito desgastante para os idosos, que saem do hospital debilitados e precisando de acompanhamento de profissionais até mesmo para tarefas do dia a dia, como tomar banho, ingerir medicamentos e fazer as refeições.
Nestes casos, contar com o suporte de uma Instituição de Longa Permanência, como a Lumina Residencial Sênior, para fazer o tratamento de recuperação das sequelas da Covid-19 pode ser uma alternativa importante para a melhora da qualidade de vida do paciente e auxílio para a família em um momento delicado.
Entre os profissionais que são necessários para a reabilitação de idosos com sequelas do coronavírus estão médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicológicos e fonoaudiólogos.
Quais são as principais sequelas da Covid em Idosos?
Entre as sequelas mais comuns causadas pelo coronavírus em idosos estão as seguintes:
· Dificuldade para respirar e comprometimento pulmonar;
· Cansaço extremo;
· Perda de olfato e paladar;
· Falta de equilíbrio e problemas para se movimentar;
· Perda de movimentos de parte de corpo;
· Complicações como trombose e AVC.
É preciso reforçar que, especialmente no caso dos idosos, as sequelas da Covid-19 podem variar muito e dependem da evolução da infecção, das condições de tratamento, de doenças preexistentes e de complicações que o coronavírus causou.
Por isso, é muito comum ouvir relatos de idosos que sobreviveram ao coronavírus, mas agora precisam fazer tratamento para a recuperação dos movimentos, melhora das funções pulmonares, redução de prejuízos neurológicos, entre outros casos.
Os longos períodos de internação em CTIs e UTIs, que levam semanas ou meses, sendo a maior parte do tempo com intubação para receber oxigênio, também causam um impacto severo na qualidade de vida dos idosos.
Muitos perdem massa muscular, ficam com escaras profundas e doloridas, acabam subnutridos e precisam praticamente reaprender a andar.
Quando recebem alta hospitalar, o tratamento para reabilitação precisa continuar com o suporte profissional, e a Lumina Residencial Sênior tem uma equipe preparada para dar todo o apoio necessário para a recuperação da qualidade de vida dos idosos.
Por mais que tenham boa vontade, a verdade é que os familiares não possuem o tempo necessário, conhecimento técnico e nem mesmo os equipamentos básicos para realizar os cuidados, pois não sabem higienizar um idoso ainda acamado e não possuem uma cadeira de rodas, por exemplo.
Para o idoso, é muito importante ter ajuda para superar todas as limitações que a vida após a Covid-19 impõe, muitas delas bem corriqueiras, como dificuldade para ir ao banheiro ou se vestir.
Com falta de ar, muitos idosos relatam dificuldade para falar e levantar da cama sozinhos, por isso mesmo a fisioterapia é essencial para a reabilitação completa. Enfim, nenhum familiar consegue deixar o idoso em uma situação como essa sozinho e sair para trabalhar. A rotina de todos acaba mudando.
Além disso, quando contam com o apoio profissional da Lumina Residencial Sênior, os familiares sabem que estão protegendo os idosos de uma nova contaminação, já que as variantes do vírus ainda não são completamente conhecidas.
Conte com a Lumina Residencial Sênior na recuperação do idoso que teve Covid-19. Fale com a nossa equipe de atendimento agora mesmo e conheça todos os nossos diferenciais!
Kommentare