Que todos nós iremos chegar a 3ª idade é inegável. O que muita gente não sabe é todos nós começamos a envelhecer aos 30 anos, com a redução na produção de colágeno, a diminuição da capacidade pulmonar e cardíaca entre outros fatores naturais que vão acontecendo, conforme o tempo passa. Mas será que é verdade mesmo tudo o que escutamos por aí sobre o envelhecimento? Confira a seguir, 5 mitos e verdades sobre o envelhecimento.
1 - Insônia:
FALSO. É comum que pessoas com mais de 60 anos tenham a sensação que dormem por menos tempo ou que não tiveram uma noite de sono tranquila, mas isso nem sempre é real. Quando nosso corpo não pratica muitas atividades físicas diariamente, é normal que se durma menos. O uso de medicamento, só é necessário após uma avaliação médica que, antes de receitar este tipo de tratamento irá realizar uma investigação minuciosa a respeito desta mudança e, se possível, trata-la de forma natural, com a mudança de hábitos.
2 – Perda de memória:
FALSO. O envelhecimento causa mudanças em todos os nossos sistemas orgânicos. De acordo com médicos neurologistas, quando envelhecemos é normal que ocorram alterações em nosso sistema nervoso, mas nem todas comprometem as nossas funções cerebrais. Quando alteramos nossa rotina e nosso estilo de vida, por conta da idade, é normal que fiquemos menos atentos e participativos, pois condicionamos nosso cérebro a ter pensamentos mais tranquilos e menos agitados. A perda de memória, por sua vez nem sempre está relacionada a doenças, e para evita-las é necessário um investimento em atividades que gerem prazer, evitando o “acomodo cerebral”. Caminhas ao ar livre, aprender a tocar um instrumento musical ou, quem sabe, utilizar e participar de redes sociais de forma ativa, podem ser ótimas atividades para estimular o bom funcionamento do cérebro.
3 – Paladar alterado:
VERDADE. As papilas gustativas localizadas em nossa língua, tendem a atrofiar, bem como o restante dos outros músculos do nosso corpo, e isso influencia diretamente na percepção do gosto dos alimentos. Normalmente, as pessoas com mais de 60 anos que sofrem com a perda do paladar, buscam alimentos com excesso de açúcar ou de sal, para que seja possível sentir seu gosto da mesma forma que antes. Para que se tenha certeza de que a causa é mesmo o envelhecimento, é necessário conversar com seu médico e realizar exames para que seja possível realizar um diagnóstico assertivo a respeito da perda de paladar.
4 – Dores causadas por artrite:
FALSO. Uma das doenças mais comuns, que podem surgir com o envelhecimento é a Osteoartrose. E mesmo que a pessoa com mais de 60 anos sinta dores causadas pelo desgaste das cartilagens ósseas, esta condição não pode ser associada a 3ª idade, porque não é uma condição que surge com o envelhecimento, muito pelo contrário. Para saber o que realmente está causando este tipo de desconforto, é necessário que o idoso procure um médico, faça exames – se necessário – e siga corretamente o tratamento, além manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos, como caminhada, regularmente.
5 – Desejo sexual:
VERDADE. Segundo médicos especialistas, é normal que a libido – ou desejo sexual – diminua com o passar dos anos, porque esta condição é natural do nosso envelhecimento. Os homens podem sofrer com disfunção erétil, enquanto as mulheres, na menopausa, sofrem com a diminuição da lubrificação íntima, podendo causar dores e desconfortos durante a penetração. Porém, por mais que a produção de hormônios diminua, muitas vezes a vida sexual do casal não é alterada, pois ambos estão cientes de sua condição física e sabem lidar com ela de forma saudável e compreensiva.
Conclusão: Entre mitos e verdades, é importante lembrar que caso ocorra qualquer problema dito “comum”, a consulta com o seu médico é fundamental para diagnosticar exatamente o que está acontecendo e indicar o tratamento adequado para que seja possível superar qualquer enfermidade.
Comments