top of page
Buscar
Lumina

Segunda onda de Covid em SP - Proteja os idosos com a institucionalização


Residente da Lumina recebendo a vacina para Covid 19

A pandemia de Covid-19 instalou uma segunda onda de casos entre o final de 2020 e o começo de 2021. Depois de uma baixa nos números de infectados, a curva de contágio voltou a subir.


São Paulo, por exemplo, já registra mais de 50 mil mortes pela doença e vê seus leitos de UTI cada vez mais ocupados. Apesar da expectativa de que as coisas melhorem com a chegada da tão esperada vacina, os cuidados para evitar o contágio precisam, mais do que nunca, ser intensificados.


Sabemos que os idosos são as pessoas que mais enfrentam perigos perante à Covid-19. Eles são a principal parcela do grupo de risco e, não à toa, já estão recebendo a imunização, logo após os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à doença.


Institucionalização de idosos


Desde 2003, existem no Brasil as chamadas Instituições de Longa Permanência para Idosos, ou ILPIs. Elas são uma espécie de moradia destinada ao acolhimento, temporário ou permanente, de idosos.

Apesar de ainda existir certo preconceito e tabus em relação às instituições, as ILPIs são excelentes lugares para a institucionalização de idosos, pois possuem características bem assertivas quanto à garantia de liberdade, dignidade e cidadania para a pessoa com mais de 60 anos.


Além disso, as ILPIs oferecem cuidados especializados e de alta qualidade, como atenção médica e nutricional, atendimento com profissionais de enfermagem e fisioterapia, recreação, entre outros serviços indispensáveis para o cuidado com os idosos.


Nesse momento de tantos riscos devido à pandemia, optar por uma instituição com caráter residencial pode ser a melhor forma de zelar pela saúde e pela vida de um idoso. Isso porque o isolamento será feito com outras pessoas idosas e profissionais que irão se dedicar a um cuidado mais específico, seguindo todos os protocolos sanitários e de segurança contra a Covid-19.



Na Lumina, os residentes já estão sendo imunizados com a vacina contra o coronavírus


Por que a institucionalização de idosos é uma boa opção?


Quando estamos em casa, mesmo com todos os cuidados, ainda podemos gerar exposição ao vírus para pessoas de idade mais avançada, afinal cidadãos em idade produtiva, com filhos e compromissos seguem em contato com o mundo externo.


Dessa forma, a institucionalização surge como um modelo de proteção personalizada, pois segue todos os cuidados recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a proteção dos idosos. Para mais informações, fale com a equipe da Lumina Residencial Sênior!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page