top of page
Buscar
Lumina

Saiba quais são os sintomas da Covid-19 em idosos



A Covid-19 é uma doença que ainda é muito incerta sob o ponto de vista da manifestação de sintomas em pessoas de diferentes faixas etárias. O que os especialistas têm certeza, no entanto, é que a doença se desenvolve de forma mais agressiva em idosos e pessoas com doenças crônicas. Por isso a necessidade de que esses grupos adotem cuidados redobrados.


Evitar aglomerações e incentivar o distanciamento social até o fim da pandemia são ações preventivas que, comprovadamente, ajudam a reduzir a propagação do vírus. Os principais sinais que a doença nos dá podem ser observados tanto em jovens quanto na população idosa, mas também existem os casos de pacientes assintomáticos ou que desenvolvem reações atípicas ao vírus.


Principais sintomas da Covid-19


De uma forma geral, os principais sintomas da Covid-19 se assemelham aos de uma gripe. Contudo, o quadro respiratório pode se agravar rapidamente em pacientes infectados pelo Coronavírus. Veja os sintomas mais frequentes da doença:


· Cansaço e indisposição

· Febre

· Tosse seca

· Dores e desconfortos

· Perda do olfato e do paladar


Em algumas pessoas, sintomas atípicos podem se manifestar, como:


· Diarreia

· Hipotermia

· Dor de cabeça

· Descoloração da pele


Há também a lista de sintomas graves, que exigem uma rápida intervenção médica, como:


· Falta de ar

· Perda de movimentos ou da fala

· Dores no peito

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Carlos André Uheara, em muitos casos, o idoso não apresenta sinais de febre. Ao invés disso, sofre uma queda na temperatura corporal, causando a hipotermia.


Quando o idoso com sintomas deve procurar um médico?


É sempre bom lembrar que, caso tenha entrado em contato com alguém contaminado pelo vírus ou ao sentir algum dos sintomas descritos, é essencial procurar acompanhamento médico e realizar o teste para o diagnóstico da Covid-19.


Como prevenir a Covid-19?


Em um país no qual o aumento de casos está desenfreado, com mais de 3000 mil mortes por dia, superando os EUA, os leitos de UTI estão cada vez mais lotados e restritos à parte da população.


Para se prevenir contra a Covid-19, a utilização de máscaras e a higienização constante das mãos com álcool em gel 70% são medidas indispensáveis no combate à proliferação do vírus.


Outra recomendação importante é para que as pessoas que puderem fiquem em casa protegidas e só saiam em caso de real necessidade. Para aqueles que precisam sair, a orientação é tomar cuidado, usar máscara e não levar a mão à boca, aos olhos e nem ao nariz.


É válido pontuar também que, apesar dos cuidados serem pessoais, a prevenção depende de todos! Sendo assim, respeite todas as medidas indicadas pelos profissionais da saúde e tome a vacina, assim que a sua faixa etária ou grupo prioritário estiver no calendário de vacinação. Vale ressaltar que as vacinas são seguras e indispensáveis à proteção individual e coletiva.


Conte com a Lumina Residencial Sênior!


A Lumina Residencial Sênior se preocupa extremamente com a saúde dos idosos. Por isso, oferece o acompanhamento de profissionais qualificados das áreas de enfermagem, nutrição e geriatria, tomando todos os cuidados necessários para proteger seus residentes contra o Coronavírus.


Além disso, nossos cuidadores são preparados para levar mais bem-estar ao dia a dia dos idosos. Caso precise de apoio para cuidar de um familiar da terceira idade durante a pandemia de Covid-19, entre em contato conosco!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page