A confusão mental é um tipo de transtorno que pode afetar muitas pessoas. Frequente em idosos, ela se caracteriza, dentre outras coisas, por ser um estado de perturbação, falta de consciência e alternâncias no fluxo normal de pensamento. Ela também pode afetar capacidades cognitivas, como a memória, raciocínio lógico e concentração.
Patologicamente, a confusão mental é um estado crônico de desorganização dos circuitos do cérebro. O idoso que sofre com esse problema de saúde pode ter dificuldades para lembrar de coisas simples, como a data do dia de hoje ou onde ele está no momento.
É comum que até mesmo as palavras ditas estejam desconexas, o que dificulta, inclusive, a compreensão de uma conversa corriqueira.
A confusão mental pode ser causada por diversos fatores, entre doenças e alterações fisiológicas, ou até mesmo como resultado de efeitos colaterais de alguns tipos de remédio.
A desidratação, por exemplo, pode ser uma das causadoras da confusão mental. Mas, além dela, a hipoglicemia, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e a demência também podem causar esse estado afetado de consciência.
Independente de qual seja o motivo suspeito ou a intensidade dos sintomas, a investigação e rastreamento médico são essenciais em qualquer caso de confusão mental.
Sobretudo quando atinge os idosos, mesmo quando as causas são simples e passageiras, as consequências desse transtorno podem ser bem sérias. O diagnóstico geralmente é feito com exames neurológicos específicos, mas varia de caso a caso.
O suporte da ILPI nos cuidados de um idoso com confusão mental
Em casos patológicos da desorganização mental, o idoso vai precisar de um monitoramento específico e cuidado de rotina. Afinal, em situações assim, se ficar fora de casa ou sem o suporte de alguém confiável, o indivíduo com mais idade acaba exposto a muitos perigos.
Esse é um dos grandes motivos pelos quais os responsáveis procuram pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos.
A Lumina Residencial Sênior oferece o máximo de cuidado e os melhores profissionais para cuidar com responsabilidade e carinho dos residentes que apresentam alterações de consciência, garantindo que terão a assistência médica e todos os cuidados para uma vida confortável, segura e feliz.
Comments