A interação social é fundamental para a saúde física e mental do idoso. Manter vínculos com amigos, vizinhos e familiares é essencial para evitar o isolamento e desencadear distúrbios comuns nessa fase da vida, como a depressão e sentimentos de abandono. Estudos apontam que o idoso que vive sozinho tem 80% de chance de alteração nas funções cognitivas.
Muitos se esquecem da importância da interação social, mas ela é indispensável em nossas vidas, independentemente da idade. Estimular a convivência social é um pilar importante na qualidade da saúde mental da população idosa, seja com familiares ou amigos. Essa aproximação proporciona uma perspectiva positiva da vida, favorece a comunicação e restaura a alegria de viver, mesmo diante limitações e fatores clínicos que fazem parte do envelhecimento.
Realizar atividades coletivas pode ser uma estratégia que traz benefícios para um envelhecimento saudável da mente e do corpo. Através delas, o indivíduo pode ampliar o desejo em aprender novas habilidades como cursos de crochê, pintura e cuidados com horta, mantendo o prazer de efetuar compromissos, possibilitando o compartilhamento de experiências, medos, inseguranças e histórias ao longo da vida, o que pode ajudar na superação de problemas clínicos.
Com uma equipe especializada e acolhedora, a Lumina Residencial Sênior promove uma rotina ativa que estimula o convívio social dos residentes, estabelecendo o equilíbrio entre o bem-estar físico e mental. Os residentes do Lumina realizam atividades instigantes, que auxiliam na cognição e memória. Escolha o melhor para quem você ama, fale conosco e conheça nosso espaço, pois tudo que fazemos, é com o coração.
Comments