Quem convive com idosos sabe que os cuidados demandam bastante atenção e que muita coisa precisa ser adaptada. Isso porque, nessa fase da vida, a pessoa com mais de 60 anos começa a enfrentar limitações físicas.
Por conta disso, praticar certas tarefas, que antes eram corriqueiras, começa a ser cada vez mais complicado. Já para quem cuida, pensar em realizar algumas atividades que não envolvam o idoso é bem conflitante.
Muitas vezes, os cuidados com uma pessoa mais velha precisam ser contínuos e o cuidador tem que renunciar a muitas coisas para não deixar de oferecer a atenção necessária.
Isso é uma realidade que pode acabar afetando a pessoa idosa, que passa a se enxergar como um empecilho. Essa sensação é uma das grandes causas de tristeza e, até mesmo, de depressão entre pessoas com mais de 60 anos.
Uma solução que, com certeza, é um agente facilitador nessa situação são as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).
Moradia provisória
Ao contrário do que muita gente pensa, as Instituições de Longa Permanência possuem características muito mais ligadas à manutenção da integridade e da cidadania do idoso, além de contarem com profissionais especializados para garantir os bons cuidados físicos, mentais e sociais na terceira idade.
Apesar do nome, o termo “longa permanência" não quer dizer que a estadia seja definitiva.
Pelo contrário, as ILPIs também possibilitam permanências temporárias, que atendem demandas específicas das famílias.
Dessa forma, é possível programar o acolhimento da pessoa idosa enquanto a família aproveita períodos de férias, por exemplo. Nesses lugares, o idoso terá:
· Socialização com outros idosos;
· Atividades com estímulos cognitivos, físicos e mentais;
· Atenção médica e atendimento de enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas;
· Alimentação saudável e regrada;
· Atenção contínua por profissionais especializados.
Além disso, a família tem a possibilidade de se reunir com os responsáveis da ILPI para passar informações importantes sobre o idoso, como preferências e restrições alimentares, medicamentos, hábitos e atividades mais adequadas.
Para saber como contratar a permanência temporária de um idoso na Lumina Residencial Sênior, envie uma mensagem à equipe de atendimento!
Comments