Usar diariamente o protetor solar para idosos é essencial para prevenir problemas graves de saúde, inclusive o câncer de pele. Todos os anos, são registrados no Brasil 180 mil novos casos da doença, e isso representa cerca de 35% dos diagnósticos de câncer no país.
O protetor solar para idosos mais indicado para o dia a dia é o com FPS 60 – Fator de Proteção Solar bastante elevado, suficiente para impedir que a pele fique queimada e com manchas. Esse também é o produto ideal para a prevenção de doenças.
O protetor solar para idosos pode ser em spray, muito prático para aplicar, ou com consistência oleosa ou cremosa, como os cremes e as loções que são bem populares.
O protetor solar para idosos com fator de proteção 60 demora 60 vezes mais para que a pele de uma pessoa de idade fique exposta aos danos causados pelos raios solares. A camada protetiva é criada para os dois raios ultravioletas que atacam a pele: UVB e UVA.
Por que existe um protetor solar mais indicado para idosos?
Um dos efeitos do envelhecimento é a redução das glândulas sebáceas, então os idosos ficam com a pele mais seca. É comum a derme ficar mais descascada e ressecada.
Se o protetor solar para idosos é oleoso, o tipo mais indicado, o produto age para que a pele fique mais hidratada e menos quebradiça.
Agora, por qual motivo o protetor solar para idosos pode ser, preferencialmente, em spray? Muitos idosos possuem dificuldade de locomoção, limitações motoras e podem ter problemas para passar sozinhos o protetor solar em loção em algumas regiões do corpo. Neste sentido, o protetor solar em spray acaba sendo bem mais prático e oferece mais autonomia ao idoso.
Mas é claro que se o idoso contar com o suporte de um cuidador ou estiver em uma casa de repouso em SP, como a Lumina Residencial Sênior, a equipe de apoio fará este trabalho, garantindo que o protetor solar seja reaplicado várias vezes ao dia, sempre que necessário.
Também é indicado procurar um protetor hipoalergênico e, no caso de idosos com pele muito oleosa, usar o tipo oil free, para que o excesso de oleosidade não incomode durante o dia.
É sempre importante passar o protetor solar 15 minutos antes de sair ao sol e não esquecer de áreas como orelha, pescoço e lábios inferiores, por exemplo.
O protetor solar para idosos deve ser de uso diário, incluindo os dias de mormaço, que também deixam a pele queimada.
Acessórios para proteger do sol
Também é interessante reforçar a proteção dos idosos com o uso de bonés, chapéus e de roupas para que a pele não fique diretamente em contato com os raios solares.
Outra dica importante é evitar os banhos de sol entre 11h e 16h, quando a radiação está em níveis mais elevados!
Comments