A terceira idade é um momento muito especial, mas também delicado. Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, entende-se como idoso toda pessoa com 60 anos ou mais. No Brasil, 13% da população se enquadra nessa realidade.
Hoje, nosso entendimento sobre a terceira idade é bem diferente daquele que conhecíamos há 15 ou 20 anos. Os idosos estão cada vez mais ativos e a expectativa de vida aumentou.
Ao mesmo tempo, também é considerável o número de idosos que precisam de cuidados e que vivem com os filhos ou outros membros da família. É neste contexto que costuma surgir a dúvida sobre qual é o momento certo para colocar os pais em uma casa de repouso.
Em geral, essa decisão ocorre justamente quando os filhos, com uma rotina atribulada, não conseguem oferecer os cuidados que os idosos necessitam, especialmente quando há quadros de doenças crônicas ou enfermidades incapacitantes e degenerativas.
Apesar de ainda ser um tema sensível para muitas famílias, optar por uma casa de repouso pode ser a decisão mais acertada para oferecer qualidade de vida e cuidados profissionais ao público da terceira idade.
Por que vale a pena considerar a opção de uma casa de repouso?
Para passar pela terceira de maneira confortável e com qualidade de vida, é imprescindível contar com o apoio de pessoas especializadas e que estejam aptas a oferecerem todos os cuidados que os idosos necessitam.
Com a vida cada vez mais agitada, muitos filhos não têm tempo hábil para cuidar dos pais e, por isso, é tão importante buscar uma casa de repouso confiável e totalmente segura.
Mas será que existe uma idade certa para que o idoso vá para uma casa de repouso? Ou essa escolha depende de outros fatores?
Para te ajudar a tomar essa decisão, listamos algumas dicas e mostramos qual é a época ideal para procurar uma casa de repouso. Confira!
Estado de saúde do idoso: a idade avançada pode trazer consigo uma série de problemas. Quando um idoso é acometido por alguma doença, sua rotina acaba exigindo mais cuidados especiais e atenção.
Quando isso acontece, é importante avaliar se a família, em especial os filhos, consegue atender todas as necessidades dos pais. Caso isso não seja possível, é imprescindível buscar uma casa de repouso.
Nesses lares, a equipe conta com diferentes especialistas treinados, como cuidadores, psicólogos, assistente social, médicos e enfermeiros. Todos os profissionais ficam de prontidão e à disposição dos idosos todos os dias da semana.
Vontade do idoso: quando a terceira idade chega, muitos idosos pedem de maneira espontânea a mudança para uma casa de repouso. Esse pedido pode acontecer por diferentes motivos.
Entre as razões mais comuns estão à sensação de maior segurança, o apoio de profissionais treinados e até a vontade de estabelecer uma amizade com outros idosos. Se esse for o caso, vale conversar abertamente com o idoso e buscar um lar confiável e confortável. O mais importante é manter os pais sempre seguros, amparados e saudáveis.
Necessidade financeira: também é importante avaliar os custos em manter um idoso em casa e os riscos para aqueles idosos que moram sozinhos. Como a terceira idade exige mais atenção e cuidados, contratar um profissional particular pode ser uma opção muito cara e que requer um grande investimento mensal.
Além de ser mais confortável, a casa de repouso já conta com uma equipe completa e apta para atender todas as necessidades físicas, psicológicas, nutricionais e médicas dos idosos.
Qual casa de repouso escolher?
Se você está em busca de uma casa de repouso segura e que preza pela qualidade de vida dos idosos, entre em contato com a Lumina, um residencial feito por gente que gosta de gente.
Aqui, os idosos vivem uma rotina leve e ativa. O atendimento é humano e zela sempre pela saúde, pelo conforto e, sobretudo, pela felicidade de cada um dos moradores.
Funcionamos de segunda-feira a domingo, das 10h às 17h. Conheça nossa casa de repouso e todas as atividades que oferecemos!
Comentarios