Saber como cuidar da saúde mental de idosos envolve intervenções específicas para não negligenciar indícios de doenças associadas ao envelhecimento. Nessa fase, a perda da autonomia, a solidão, o medo e outras limitações interferem negativamente e geram problemas como fobias e insônia crônica.
Boa parte dos idosos apresenta um perfil mais recluso, tem limitações típicas da idade e não gosta de sair de casa. Contudo, ao contrário do que a maioria pensa, esse comportamento queixoso, indisposição e mau humor constante não se encaixam nos padrões de normalidade do envelhecimento.
Conforme alguns estudos da UNIFESP, o idoso contemporâneo apresenta um novo perfil: o normal é o envelhecimento ativo, saudável e autônomo. Ainda que o passar da idade representem algumas perdas, o ideal é buscar medidas de prevenção e de promoção da saúde a fim de tornar o envelhecimento mais saudável. Lembrando que a identificação de problemas que afetam a saúde mental de idosos requer a avaliação médica, pois somente um profissional experiente tem a capacidade de diagnosticar o problema e adotar a conduta mais adequada.
Vamos apontar abaixo quais são os principais sinais que sugerem a necessidade de atenção à saúde mental da terceira idade:
* choro constante;
* tristeza profunda;
* sinais de depressão;
* negligência com higiene pessoal;
* irritabilidade e queixas sem motivo;
* mania de doenças sem causa aparente;
* recusa a se levantar da cama pela manhã;
* mau humor e atitudes de grosseria sem justificativas.
Se notar algum desses sintomas, a orientação é buscar uma avaliação profissional em instituições voltadas para a recuperação da saúde mental.
Comments