top of page
Buscar
Lumina

Dicas para manter a hidratação dos idosos no verão



As temperaturas elevadas incomodam bastante e podem alterar o funcionamento do organismo, especialmente nas pessoas mais velhas. A hidratação dos idosos no verão deve ser uma preocupação dos familiares e dos cuidadores.


No verão, os idosos que não estiverem bem hidratados podem apresentar diversos sintomas e problemas de saúde. Entre os mais comuns estão os seguintes:


  • Variação elevada da pressão arterial, resultando em tontura, quedas, problemas cardíacos e derrame;

  • Cansaço extremo e fraqueza;

  • Irritabilidade e falta de concentração;

  • Mais chances de contrair infecções ou apresentar quadros de inflamação;

  • Aumento dos batimentos cardíacos;

  • Gastrite;

  • Dores de cabeça;

  • Respiração ofegante;

  • Entre outros.

Além disso, é muito comum as pessoas mais velhas sentirem menos sede do que pessoas de outras idades. Mas a hidratação de idosos deve ser realizada mesmo a contragosto, pois a composição do organismo do idoso perde volume de água e a substância representa apenas 50%, enquanto nos adultos a quantidade é um pouco maior, de pelo menos 60%.


A água é essencial para o metabolismo funcionar adequadamente. Por isso, separamos algumas dicas para manter a hidratação dos idosos no verão com alternativas que podem ser mais agradáveis do que tomar copos de água a todo o momento!


Água de coco


O consumo de água de coco é excelente para hidratar o corpo, com alta concentração de potássio, magnésio e cloretos que fazem muito bem para a saúde. Um copo cheio por dia ajuda bastante na hidratação dos idosos no verão, sendo ótimo para a reposição de eletrólitos.


Consumo de frutas, verduras e legumes que possuem bastante água


Várias delícias do nosso cardápio possuem uma quantidade elevada de água em sua composição e são excelentes para ajudar na hidratação dos idosos no verão, com destaque para a melancia, melão, abacaxi, morango, alface e pepino. Esses alimentos devem fazer parte da dieta!


Bebidas isotônicas


As bebidas isotônicas podem ser excelentes alternativas para a hidratação dos idosos no verão, especialmente para os mais ativos, que fazem caminhadas e ginástica.


As bebidas isotônicas para idosos também são recomendadas após longas jornadas sem hidratação, especialmente durante passeios e viagens, pois a perda de eletrólitos após um longo jejum de água é muito grande.


Os isotônicos possuem quantidades elevadas de potássio e sódio, isso ajuda muito na hidratação dos idosos no verão e também na recuperação do organismo após longos períodos sem hidratação.


Beber água


Apesar das nossas dicas e das alternativas, é essencial que a hidratação dos idosos no verão também seja feita com bastante água, em média 3 litros por dia, principalmente a partir dos 70 anos. O importante é fazer com que o consumo de água se torne um hábito e, para isso, vale a pena conversar com o idoso e explicar a necessidade da hidratação.


Para mais dicas, continue acompanhando o blog da Lumina Residencial Sênior!

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page