Nos últimos meses, diversas manchetes chamaram a atenção para um problema complicado de resolver durante a pandemia de Coronavírus. Jovens e adultos que convivem com seus familiares idosos, como pais e avós, estão retomando a rotina e interrompendo o isolamento social.
Mas como fazer isso sem colocar os idosos em risco? É possível retomar a vida e a rotina fora de casa tendo que cuidar da integridade e da saúde de idosos que fazem parte do grupo de risco e estão em uma situação mais vulnerável?
Em maio de 2020, o jornal “O Estado de S. Paulo” publicou uma matéria com o seguinte título: “Sem respeitar a quarentena, crianças e adolescentes colocam em risco idoso que divide o mesmo lar”.
O portal de notícias G1, um dos mais acessados do Brasil, preferiu uma matéria mais explicativa, recomendando um cuidado especial com os familiares e cuidadores, com o título: “Por que idosos estão entre os grupos mais vulneráveis ao coronavírus? Saiba quais são os riscos”.
A verdade é que todos estão preocupados com a vulnerabilidade dos familiares idosos. São muitas as famílias que precisam lidar com este dilema: retomar a rotina, voltar a trabalhar e cumprir com as obrigações e compromissos ou ficar em casa para não expor os idosos aos riscos de uma grave infecção respiratória como a Covid-19?
Muitos idosos possuem fragilidades nos pulmões, sistema imunológico deficiente e doenças crônicas que são grandes complicadoras em quadros de hospitalização, como diabetes e hipertensão, por exemplo.
A própria OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendou cuidados redobrados com os mais velhos durante a pandemia, após casos catastróficos nos Estados Unidos, Itália, Espanha e, agora, também no Brasil, com milhares de mortos.
Em uma situação tão problemática como essa, muitas famílias estão recorrendo às casas de repouso para a proteção dos idosos, pelo menos até que a fase mais preocupante da pandemia passe ou ocorra a aprovação e fabricação das primeiras doses de vacina para Coronavírus.
Dificuldade em adotar as medidas de prevenção contra o Coronavírus
Por mais que haja interesse e boa vontade por grande parte dos familiares dos idosos, é muito difícil ter pleno controle e manter as mãos sempre higienizadas, não compartilhar itens de uso pessoal, fazer a limpeza dos calçados antes de entrar em casa, usar máscara dentro de casa, entre outras medidas necessárias para a redução das chances de contágio.
Na correria do dia a dia, manter esses pequenos cuidados, que são fundamentais para não carregar o vírus para dentro de casa, acaba sendo difícil, principalmente após o retorno ao trabalho.
Quando procurar uma casa de repouso por causa do Coronavírus?
Se você mora em uma casa com idosos e está restabelecendo sua rotina profissional no escritório, é essencial manter seu ente querido em um espaço acolhedor e profissional, para diminuir consideravelmente o risco de contágio e para que os adultos da casa consigam desenvolver suas atividades com mais tranquilidade.
A mesma orientação pode ser feita para idosos que moram com jovens e crianças. Por mais que conheçam as orientações de higiene e uso de máscaras, estes grupos são de difícil controle, colocam-se em situações de risco e podem ser carregadores do vírus da Covid-19 para dentro casa.
Para complicar ainda mais o controle, crianças e jovens podem ficar assintomáticos, bem como os adultos. Dessa forma, não existe sequer o conhecimento da presença da doença entre os familiares.
Com o objetivo de evitar a disseminação da doença entre os idosos, buscar uma casa de repouso especializada e profissional pode ser uma saída inteligente.
A Lumina Residencial Senior é um espaço especial, feito por gente que gosta de gente e coordenado por médicos e profissionais da saúde. Adotamos todas as medidas preventivas para que seus pais ou avós não sejam vítimas do Coronavírus. Conheça o trabalho diferenciado da nossa casa de repouso em SP agora mesmo! Nossos idosos merecem esse cuidado!
Comments