As manchetes sobre o aumento dos casos de coronavírus no Brasil estão alarmantes. A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo vai pedir a suspensão das aulas presenciais. A finalidade é diminuir os índices de transmissão.
Segundo as autoridades de saúde, dois motivos aumentam a preocupação com o atual estágio da pandemia:
· Rapidez de crescimento no número de novos casos;
· Aumento do tempo de internação dos pacientes em leitos de UTI.
Embora as escolas não sejam o principal local de contaminação, segundo as autoridades, a necessidade das aulas presenciais faz com que pais, professores, funcionários e outros adultos tenham que se deslocar e acabem desprotegendo ainda mais os grupos de risco, em especial os idosos.
Várias medidas emergenciais estão sendo estudadas para conter o avanço da Covid-19. O Governo de SP estuda comprar 20 milhões de doses da vacina Sputnik V, produzida pela Rússia.
Além disso, a Câmara dos Deputados deve votar nesta semana a autorização emergencial para que empresas privadas possam encomendar doses da vacina contra o coronavírus e oferecer para a população.
Idosos fazem parte do grupo de risco e precisam de cuidados redobrados
A pandemia de coronavírus está descontrolada e muitas famílias não sabem mais como manter os idosos protegidos.
A Lumina Residencial Sênior vem recebendo muitos contatos de pessoas que querem manter os avós ou os pais com mais de 65 anos em uma ILPI – Instituição de Longa Permanência, enquanto a pandemia de Covid estiver em estágio de alerta.
Recentemente, todos os pacientes da Lumina Residencial Sênior receberam a segunda dose da vacina contra Covid-19. Os novos residentes também serão imunizados e os procedimentos para vacinação serão iniciados tão logo eles cheguem ao estabelecimento.
Porém, é importante alertar que a campanha de vacinação para Covid-19 já está acontecendo para grupos de risco e é importante as famílias acompanharem o calendário.
Mesmo depois da aplicação da vacina, a Lumina ainda mantém todos os procedimentos para preservar a saúde dos idosos e prevenir o contágio, tais como:
· Aumento da limpeza do estabelecimento, principalmente dormitórios e área de convívio social;
· Medição de temperatura corporal diariamente;
· Uso de luvas para manipulação de equipamentos e pertences pessoais dos residentes;
· Uso obrigatório de máscara dentro da unidade;
· Higienização das mãos com água e sabão, além de álcool gel 70% diversas vezes ao dia;
· Limpeza ou remoção dos calçados antes de entrar na unidade.
É importante destacar que, além de proteção, a equipe da Lumina investe em atividades que promovem a qualidade de vida e a saúde dos idosos, com alimentação balanceada, atividades de lazer e recreação, fisioterapia, medicação na hora certa, além de atendimento humanizado e carinhoso. Entre em contato e conheça o trabalho feito pela Lumina Residencial Sênior!
Commentaires