Manchetes no Brasil e no mundo destacam que a pandemia de coronavírus está longe do fim e que, apesar da vacina, os casos de pacientes graves não param de aumentar.
Algumas notícias são realmente alarmantes. A Folha de São Paulo, por exemplo, destaca que cidades do ABC Paulista estão perto do colapso e estudam medidas mais rígidas para conter as contaminações.
Em São Bernardo do Campo, por exemplo, a taxa de ocupação dos leitos públicos de UTI para Covid está próxima de 90%. O Governo do Estado de São Paulo anunciou “toque de recolher”.
No dia 24 de fevereiro, o Brasil alcançou mais um dado histórico trágico, com 1.582 mortes por Covid em 24 horas, sendo a maior marca desde que a pandemia começou.
Preocupação com grupo de risco cresce entre os familiares
A maior preocupação das famílias é aumentar a proteção das pessoas que fazem parte do grupo de risco para Covid-19, especialmente os idosos.
Os índices de complicação, internação e óbito em pessoas com mais de 65 anos é preocupante. Para evitar que os idosos sejam contaminados com a Covid-19, cresceu a procura por vagas em casas de repouso em SP, como o Lumina Residencial Sênior.
“Recebemos muitos contatos nas últimas semanas de familiares de idosos que estão preocupados com eles. Como muitos chefes de família voltaram a trabalhar de forma presencial e as aulas estão sendo retomadas gradualmente, as chances de contágio dos idosos acabam ficando muito maiores”, destaca a médica Maria Claudia Giometti, uma das responsáveis pela Lumina.
Medidas de proteção
A Lumina vem adotando, desde o início da pandemia de Covid-19, uma série de medidas que são importantes para a proteção dos residentes, entre as quais estão as seguintes:
• Aumento da limpeza do estabelecimento, principalmente dormitórios e área de convívio social;
• Medição de temperatura corporal diariamente;
• Uso de luvas para manipulação de equipamentos e pertences pessoais dos residentes;
• Uso obrigatório de máscara dentro da unidade;
• Higienização das mãos com água e sabão, além de álcool gel 70% diversas vezes ao dia;
• Limpeza ou remoção dos calçados antes de entrar na unidade.
Idosos e funcionários da Lumina recebem vacina contra Covid-19
Uma das principais medidas de proteção para os residentes da Lumina Residencial Sênior – Casa de Repouso em São Paulo, foi a vacinação contra Covid-19 dentro do estabelecimento.
Os residentes, assim como os funcionários, receberam as duas doses do imunizante e estão mais protegidos contra a doença. Mesmo estando vacinados, as medidas de proteção contra o contágio estão sendo redobradas, por causa do surgimento das variantes do vírus.
“Nós mantemos um rigoroso protocolo de prevenção contra o coronavírus, mesmo após a vacinação dos nossos residentes. Além de proteção, realizamos uma série de atividades que garantem a qualidade de vida dos idosos, como fisioterapia, nutrição balanceada, terapia ocupacional, atividades de convivência social, medicação na hora correta, aferição dos sinais vitais e muito carinho e atenção em todos os cuidados.
Estamos estudando um acompanhamento psicológico para os residentes, funcionários e familiares, pois o grau de ansiedade aumentou muito com essa pandemia. A felicidade dos nossos residentes ao receberem a vacina foi um momento marcante”, enfatiza a médica.
Lembramos aqui que esse residencial foi pioneiro na vacinação contra o COVID-19 em São Paulo e temos muito orgulho!
Conheça o trabalho do Lumina Residencial Sênior– Faça contato com a equipe de atendimento!
Comments