top of page
Buscar
Lumina

Abandono de idosos na ILPI e a importância da visita



No Brasil, o abandono de idosos é um problema real e revela um dos quadros mais tristes que podem acontecer durante a terceira idade.


É considerado abandono quando uma pessoa responsável por alguém em condições de fragilidade deixa de prover as necessidades básicas do outro. Se não houver um motivo claro e justificável, isso é considerado inclusive crime.


Na verdade, o abandono é ainda mais complexo do que isso, tendo em vista que mesmo os familiares ou responsáveis legais que deixam os idosos em hospitais e em casas de repouso também podem estar cometendo abandono, quando escolhem não visitá-los ou não manter qualquer tipo de contato.


Os danos para esses idosos abandonados não se resumem a prejuízos psicológicos, mas envolvem também prejuízos morais e emocionais. Deixá-los à própria sorte nessa etapa da vida configura um crime com pena de detenção de seis meses até três anos, ainda acrescido de multa.


Importância da visita nas casas de repouso


As visitas nas casas de repouso são muito importantes para a adaptação dos idosos e seu bem-estar. Os idosos devem se sentir cercados de afeto e carinho, e não ter a impressão de que foram transferidos para esses locais como uma punição ou em função de algum descaso de seus familiares.


Cabe lembrar, nesse sentido, que os horários de visitação dependem de cada espaço, mas geralmente essas visitas podem ser feitas de forma regular e contando com um ótimo espaço de lazer para essa integração. As famílias podem, por exemplo, fazer refeições com os idosos, passear nas acomodações ou fazer atividades de lazer.


Fica claro para os que trabalham nesses espaços que essa integração com a família é essencial para a qualidade de vida dos idosos. Eles se sentem mais felizes, dispostos e queridos dessa maneira, também sendo mais fácil se acostumarem com a ideia de passarem a ter as ILPIs como suas novas casas.


Frequência das visitas


Um problema muito observado nas casas de repouso é a frequência das visitas. Inicialmente, nota-se que os familiares têm uma preocupação maior em se encontrarem com os idosos e conferirem seu estado, mas, com o tempo, isso infelizmente vai se tornando mais raro.


Nesse sentido, é perceptível que os familiares podem começar a se sentir menos responsáveis pelos idosos por acharem que os mesmos não vão notar a falta de uma visita, já que estão cercados de profissionais e em companhia de outros idosos. No entanto, não é assim que isso ocorre.


Essa ausência de visitas, após o período de adaptação, faz muita falta na rotina dos idosos e costuma gerar a sensação de que foram abandonados pela família. Para que eles tenham uma vida plena e sociável, portanto, é muito importante manter a frequência.


Em relação a essa regularidade ideal, recomendamos que as visitas sejam feitas todas as semanas ou, ao menos, de quinze em quinze dias, para que os idosos mantenham os laços familiares e se sintam acolhidos por todos. Colocar um idoso em uma casa de repouso não significa deixar de ter responsabilidades em relação a ele.


ILPIs apresentam diversas vantagens


As instituições de longa permanência para idosos garantem que os residentes sejam bem cuidados e com todas as suas necessidades básicas atendidas. Para famílias que trabalham e que não conseguem se comprometer integralmente com esse cuidado, elas são uma ótima saída para manter os idosos seguros e felizes.


O atendimento especializado, a segurança e o conforto são algumas das características que tendem a deixar as famílias contentes com esse tipo de serviço. E isso funciona de forma clara nesses lares alternativos, que ainda cercam os idosos de atividades planejadas e propiciam a convivência com outros idosos.


Como já vimos, porém, as famílias devem continuar se comprometendo a visitar e a manter laços afetivos para que os idosos tenham uma vida plena e alegre nesses lares.


Se você se interessou por esse tipo de cuidado e sente que ele pode ajudar a sua família, conheça a Lumina Residencial Sênior para ter mais informações. Contando com vários profissionais multidisciplinares, garantimos que nossos residentes vivam a terceira idade da melhor maneira possível, com assistência integral e muito carinho!

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page