top of page
Buscar
Lumina

A importância da fisioterapia para idosos com demência



Conheça as vantagens da fisioterapia para melhorar o bem-estar dos idosos e prevenir problemas cognitivos, motores e funcionais


Nem todos sabem da importância da fisioterapia na demência, mas é comprovado que ela traz diversos benefícios para os idosos. A fisioterapia, afinal, vai muito além do controle da dor e da reabilitação de patologias ortopédicas, sendo fundamental também para prevenir problemas.


Com o avançar da demência, é comum que muitos pacientes tenham um progressivo déficit cognitivo, funcional e motor, que pode tornar essa etapa da vida muito difícil.


A dependência para realizar movimentos simples e, por vezes, até o imobilismo e o estado vegetativo em que a pessoa se encontra podem ocasionar o surgimento de patologias oportunistas no contexto da demência. Mas a fisioterapia pode atuar controlando essas patologias e reabilitando o idoso.


Assim, é possível atrasar a perda cognitiva, evitando também a ocorrência de perdas funcionais e motoras. Além disso, as complicações por imobilismo, como lesões por pressão, dores, deformidades articulares, trombos, contraturas e êmbolos também podem ser evitadas.


Mas como a fisioterapia funciona no paciente com demência?


Essa pergunta depende muito de qual é o tipo de demência do paciente, já que existem diversos e em cada um deles há uma maneira mais correta de lidar com o problema. A demência de Alzheimer, por exemplo, exige cuidados específicos diferentes da demência Vascular.


As condutas ativas são as mais escolhidas, pois estimulam as funções físicas e cognitivas. Essa conduta deve ser realizada enquanto o paciente tiver capacidade de receber os cuidados, podendo ser adaptada às mais diversas intensidades e demandas.


Os exercícios aeróbicos, nesse sentido, atuam gerando também mudanças comportamentais e psicológicas nos idosos demenciados.


As condutas ativas devem sempre tentar incluir o treino das funções que o idoso realiza em seu cotidiano, mesmo que eles ainda não tenham uma perda de movimentos. Assim, é importante estimular que o idoso ande e se movimente nesses momentos, fazendo ajustes posturais e fortalecendo a base de apoio.


Para os idosos, os exercícios respiratórios também são essenciais. Eles devem estar presentes em todas as fases da fisioterapia, pois são capazes de prevenir problemas na via respiratória, fazendo com que os idosos mantenham as vias aéreas pérvias, aumentem a força na musculatura e ainda tenham uma expansão no padrão respiratório.


A fisioterapia deve ser um momento de descontração, que estimule o dinamismo e que seja também interessante para o idoso. O profissional deve sempre mostrar a necessidade de se movimentar, demonstrando para o idoso a importância de se levantar e realizar tarefas por conta própria.


Quando não for mais possível realizar esse tipo de exercício ativo, no entanto, é preciso fazer os exercícios assistidos e, posteriormente, os passivos.


Conheça a Lumina Residencial Sênior


Na Lumina Residencial Sênior, prezamos pela qualidade de vida dos idosos. Contamos com vários profissionais multidisciplinares, inclusive com fisioterapeuta. Se você se interessou por esse post e quer saber mais sobre nossos serviços, entre em contato agora mesmo!


310 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page