O verão está chegando e o período mais quente do ano exige que tenhamos atenção redobrada com a alimentação dos idosos. Nesta época, é comum que alguns idosos se queixem de falta de apetite, mas é fundamental que o cardápio diário seja mantido com rigor, com todas as refeições realizadas da forma correta e com os alimentos certos.
O calor excessivo pode alterar a rotina dos idosos de várias formas. Além de sofrerem mais com a desidratação, as pessoas com idade mais avançada também ficam mais sujeitas a tonturas, pressão baixa, ressecamento da pele e dores de cabeça neste momento do ano.
Nesse contexto, a alimentação assume um papel muito importante para a manutenção do bem-estar e, por isso, não pode ser negligenciada. Para nutrir o organismo e aumentar a qualidade de vida do idoso no verão, vale a pena apostar nos alimentos sazonais, como as frutas da estação, por exemplo.
Além disso, é imprescindível que o idoso coma comida de verdade, da fazenda para a mesa. Nada de oferecer alimentos ultraprocessados!
Para te ajudar a planejar uma alimentação saudável para a terceira idade neste verão, separamos algumas dicas de alimentos que não podem faltar. Confira!
Os melhores alimentos para os idosos no verão
A alimentação saudável é uma das principais maneiras de envelhecer bem e evitar doenças e ganho de peso. Especialistas em geriatria orientam que o idoso deve se alimentar regularmente, de três em três horas, porém sem abusar da quantidade. O cardápio precisa ser bem variado, rico em proteínas, vitaminas e minerais. Veja algumas dicas:
1 – Saladas
As saladas permitem vários tipos de combinações, são recomendadas principalmente por serem leves e concentrarem várias vitaminas e nutrientes, que ajudam o organismo a trabalhar melhor. Os principais ingredientes para a dieta dos idosos são: couve, brócolis, espinafre e outras folhas verdes, pois elas são excelentes fontes de cálcio, que ajuda no fortalecimento dos ossos.
2 – Frutas
As frutas servem tanto como um lanche entre as refeições como podem ser uma ótima sobremesa. As mais recomendadas para os idosos são aquelas ricas em vitamina C, como, por exemplo, as frutas cítricas, como limão, laranja e abacaxi. Além disso, as frutas ricas em potássio também são importantes, como a banana, o melão e o coco.
3 – Grãos e sementes
Aqui, podemos destacar uma variedade de alimentos que podem ser consumidos isoladamente ou combinados com a refeição ou a salada. Alguns bons exemplos são a linhaça, a aveia e o farelo de arroz, que possuem uma grande quantidade de fibras e são ótimos reguladores do intestino. Além das fibras, encontramos vários tipos de vitaminas nas nozes e nas castanhas, com destaque para o zinco.
4 – Carnes magras
As carnes oferecem as proteínas que o corpo precisa e podem ser colocadas de maneira muito simples na dieta. Além do frango, que é uma opção saudável, os idosos também podem comer peixes de águas frias, riquíssimos em Ômega 3, como o salmão, por exemplo. Recomendamos evitar frituras. O preparo ideal das carnes é sempre grelhado ou assado.
5 – Água
Por fim, o alimento mais importante do verão: a água. Incentive os idosos a beberem bastante água diariamente, uma média entre 1,5 e 2 litros por dia. O pouco volume de água no organismo pode provocar o ressecamento da pele, tonturas e dor de cabeça. Além da água mineral, vale a pena apostar nos sucos de frutas, água de coco, chás gelados, entre outros líquidos.
Lumina Residencial Sênior
A Lumina é uma casa de repouso em SP com infraestrutura completa para receber idosos que estão precisando de acolhimento e cuidados para manterem uma vida saudável e ativa.
Temos em nossa equipe nutricionista especialista em terceira idade, preparada para oferecer um cardápio balanceado e saudável neste verão. Faça contato e conheça nosso método de trabalho humanizado!
Comments