top of page
Buscar
Lumina

3 dicas para o idoso se manter saudável durante o isolamento social



O isolamento social dos idosos durante a pandemia do coronavírus está sendo um tremendo desafio a ser enfrentado. A rotina ficou incompleta, os idosos sentem falta dos amigos e do convívio com os familiares, especialmente os netos.


Atividades que faziam parte da rotina, como aulas de pilates, hidroginástica, academia, clube, dança de salão ou mesmo as aulas de piano, foram suspensas temporariamente e estão fazendo muita falta.

Os especialistas orientam que, durante a pandemia de coronavírus, a preocupação com os idosos seja direcionada basicamente a três aspectos: higiene, saúde mental e saúde física.


Por isso, separamos algumas dicas para que os próprios idosos e seus familiares ou pessoas que estão encarregadas de oferecer suporte neste momento delicado busquem mais qualidade de vida e bem-estar durante o isolamento social.


1 – Manter-se ativo e com uma rotina organizada


A saúde do idoso em isolamento depende de atividade. Por isso, a recomendação é que exercícios físicos sejam feitos com o acompanhamento de um profissional.


Fisioterapia, treinos funcionais, alongamento e exercícios para o sistema cardiorrespiratório, como as caminhadas, são muito importantes para manter a saúde neste momento. A grande questão é a seguinte: como praticar exercício físico em isolamento social?


A orientação é procurar por profissionais que atendam em casa e que sejam de confiança, ou seja, que se mantenham distantes, utilizem máscara e tenham responsabilidade para reduzir ao máximo as chances de contágio.


Porém, se o idoso em isolamento precisar de cuidado especializado, estiver enfermo, debilitado ou tiver idade muito avançada, não tendo certo grau de independência, procurar uma casa de repouso em São Paulo e região é uma ótima alternativa para manter a saúde em dia.

Lembre-se que o exercício físico melhora o sistema imunológico e protege contra agentes invasores, como o vírus.


2 – Alimentação do idoso em isolamento


Manter uma dieta saudável é fundamental, com líquidos, fibras, proteínas, cereais, frutas, verduras, legumes e alimentos ricos em substâncias que são essenciais na terceira idade.


Leite e derivados, por exemplo, são muito importantes na dieta, já que são ricos em cálcio, melhoram a formação óssea e ajudam a controlar a pressão arterial.


As dietas também vão ajudar a controlar níveis de colesterol e diabetes, doenças crônicas mais comuns na terceira idade. Em muitos casos, pode ser necessária a suplementação, pois o isolamento social e a falta de atividade com o corpo levam à perda rápida de massa magra e deterioração corporal, justamente por falta de uso.


Alimentos ricos em ômega 3, como sardinha, são excelentes agentes naturais anti-inflamatórios, indicados para idosos com artrose, artrite e para a prevenção de diabetes. Porém, a recomendação é contar com o suporte de nutricionista, médico nutrólogo ou geriatra antes de fazer uma dieta para o idoso, já que muitos alimentos podem interagir com medicações e causar efeitos colaterais.


3 – Cuidando da saúde mental do idoso na quarentena


Leituras, atividades no computador, assistir a filmes interessantes, conversar com os filhos e com os netos pelo smartphone, telefonar para os amigos, entre outras formas de fazer contato com pessoas queridas são essenciais para os idosos manterem a mente saudável durante o isolamento social.


Se você é familiar de um idoso em quarentena, ofereça todo o apoio e amor necessário para que ele não se sinta esquecido ou abandonado em um momento como este.


Lumina Residencial Sênior


A Lumina é uma Casa de Repouso em SP com completa infraestrutura para receber idosos que estão precisando se proteger da Covid-19 e, ao mesmo tempo, se manterem saudáveis e ativos. Faça contato e conheça nosso método de trabalho humanizado!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page